ecoTAFA

ecoTAFA

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Vídeo com mais detalhes da Trilha!






Cachoeiras e Aquedutos

Em 1996, ocorreu um acidente no Parque, chamado de Trombra-D'água que infelizmente acarretou com mortes, enchentes na região, e também infelizmente prejudicou muito o Parque Estatual da Pedra Branca, eles não sabem ao certo o que ocorreu para que a água parasse de correr, em consequência disso, suas diversas cachoeiras e rios do Parque diminuíram muito seus níveis de água. Córregos onde águas transbordavam, hoje, secaram. Isso seria responsabilidade da CEDAE de realizar a manutenção e descobrir qual foi a causa para que isso tudo acontecesse, porém a CEDAE não deu nenhuma satisfação aos funcionários do Parque, somente disseram que foi "uma catástrofe natural" .Muitas das vezes pensamos que esse tipo de situação não vai nunca acontecer, porém aconteceu e acontece, e o principal culpado disso tudo somos nós, seres humanos. Vamos cada vez mais plantar o bem, não só como pessoas, mas como a natureza.
Esse é o aqueduto, onde as águas passavam até chegar nos rios e serem distribuídos para a região, e hoje em dia o nível de água é pouquíssimo e com o passar do tempo, diminui cada vez mais, infelizmente. 





Um pouco mais sobre a Trilha














Casa das Abelhas

Essas abelhas que conhecemos, não são iguais as que vimos nas padarias, lugares onde tem comidas doces, especificamente, essas abelhas não possuem ferrão, são bem menores que as tradicionais que vimos em qualquer lugar. Sua produtividade é bem menor também pois ela só extraem mel de flores/plantas. Sua colmeia também é pequena, comparando com as outras. Essas casinhas das fotos abaixo é aonde as abelhas vivem e produzem seu mel!
Seu nome é de origem indígena. 


 Nessa foto, mostra que os cuidadores das abelhas colocam essa garrafa para que as abelhas formem sua colmeia e depois disso eles colocam as mesmas nas casas igual as demais.


Visitação ao Parque Estadual da Pedra Branca

O Parque Estadual da Pedra Branca é uma unidade de conservação ambiental situada na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, no Brasil. É considerado a maior floresta urbana do mundo, com 12.500 hectares de extensão.
E o Projeto Sustentabilidade - GAU nos proporcionos, mais uma vez, a honra de ir em diferentes lugares para que possamos nos familiarizar cada vez mais, e com mais amor.  Vamos ver um pouquinho do que descobrimos..