ecoTAFA

ecoTAFA

domingo, 31 de julho de 2016

Governo e Estados preparam medidas contra incêndios florestais

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) está reforçando a articulação com os Estados para combater incêndios florestais e desmatamento na Amazônia. 
Nesta terça-feira (26), o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, e secretários do ministério se reuniram com representantes de órgãos estaduais para definir medidas de resposta à previsão de aumento das queimadas na região nos próximos três meses. 
De acordo com o ministro, a questão será trabalhada de maneira transversal dentro do MMA e dos órgãos vinculados, com o engajamento das equipes na fiscalização e no combate ao crime na Amazônia.
A articulação nacional também contribuirá para aperfeiçoar ações que já estão em andamento. Entre elas, o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm), que entrará na quarta fase e é, hoje, um dos principais responsáveis pela queda nos índices registrados no bioma.
“A interlocução é essencial para identificar como aprimorar os nossos mecanismos”, afirmou o secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, Everton Lucero.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Meio Ambiente abre seis cursos a distância em sustentabilidade.

Expectativa é formar mais de 13 mil pessoas. Cursos são gratuitos e ocorrem entre julho e agosto; ministério vai emitir certificado.O Ministério do Meio Ambiente (MMA) abriu novas turmas para seis cursos gratuitos realizados a distância (EaD). A formação passa por temas como igualdade de gênero e sustentabilidade e consumo sustentável para a infância. Para esta edição, a expectativa é formar 13,5 mil pessoas.Os interessados podem se inscrever na plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A página contém um resumo de cada curso. As capacitações serão realizadas entre julho e agosto e os participantes terão direito a um certificado de formação no tema, emitido pelo Ministério.Segundo a diretora de Educação Ambiental do MMA, Renata Maranhão, a crescente demanda reforça a importância da educação ambiental na prática das políticas públicas ambientais. "A EaD, para além da disponibilização de conteúdos e troca de saberes, pode contribuir com o fortalecimento de redes, ampliando o diálogo entre o MMA e a sociedade", destacou.Consumo sustentávelAs inscrições para Produção e Consumo Sustentável vão até 5 de agosto. O objetivo do curso é a divulgação de informações pertinentes à área ambiental, com conhecimentos específicos em produção e consumo sustentáveis, desenvolvendo ações e acompanhamento do sistema de gestão ambiental e economia verde. As aulas acontecerão durante o mês de agosto. Possui 1,5 mil vagas.O curso Sustentabilidade na Administração Pública tem 2 mil vagas e vai oferecer subsídios e apoio técnico para a implementação da Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P nos órgãos e entidades da administração pública de todas as esferas e poderes. Inscrições até dia 25 de julho. Período: de 25 de julho a 5 de agosto.Profissionais que desejam aprender ou aprimorar técnicas de produção de conteúdo para a Educação a Distância (EAD) têm até o dia 25 de julho para se inscrever no curso Guia para a Produção de Conteúdos EAD. A capacitação mostrará, de maneira teórica e prática, um guia para a produção de conteúdo para a Educação a Distância.